A Yilport, 12.º maior operador portuário do mundo, vai investir 43,4 milhões de euros no Porto de Leixões, com o prazo da obra a estar previsto terminar em março de 2021.
Com este investimento, a Yilport pretende dar mais três blocos RTG operados por seis E-RTGs remotamente supervisionados, proteger de declive o lado oeste para criar uma nova entrada de terminal, transferir a subestação terminal para fora do terminal, construir uma nova área de M&R e repavimentar e preparar o Parque 7.
Além disso, os novos edifícios dotarão o Porto de Leixões com mais 165 m2 para as operações, 20 m2 para IT, 60 m2 para a área financeira, 125 m2 para a administração, entre outros.
Os objetivos deste investimento passam, segundo a Yilporto, por “aliviar o congestionamento do terminal, aumentar a capacidade total do container, operar da maneira mais produtiva e económica, permitir mais projetos de desenvolvimento, tais como a implementação da Navis e controle remoto para automação supervisionada”.
Uma vez que o Terminal Norte está prestes a chegar ao fim da sua vida útil, trazendo consigo algumas limitações, faz parte da estratégia da Yilport desenvolver também esta área em 2 fases distintas. Na primeira fase, está prevista o avanço do cais, a expansão e desenvolvimento da área da marina, bem como a mudança da marina privada para área protegida na foz do Porto.
Já na segunda fase, a Yilport quer avançar com a construção de um novo cais. Este investimento aumentará a capacidade do Terminal Norte de 150 000 TEUs para 400 000 TEUs (numa primeira fase) e 1 000 000 TEUs (na segunda fase).
“Qualquer projeto para o desenvolvimento do Porto deve levar em conta o futuro do Terminal Norte, sem condicionar a sua expansão”, avança a Yilport em nota de imprensa, referindo ainda que “uma solução global para o Terminal Norte é fundamental para a economia regional e nacional”.
Em conclusão, a Yilport refere ainda que “esta expansão permitirá que todas as embarcações que fazem escalas noutros portos (como em Vigo, por exemplo), regressem ao local onde a carga é fabricada / produzida e forneçam uma resposta para a crescente procura do mercado”.
Alguns números do Porto de Leixões:
- Área de influência: 14 milhões de habitantes
- Destinos de exportação: 184 países
- Capacidade total de TEUs atual: 650.000 TEUs
- TEU total movimentado em 2018: 660 832 TEUs
- 19,2 milhões de toneladas
- 2 551 embarcações
- 17% do PIB da região norte
- 6% do PIB português
- 18% do emprego na região norte
- 7% do emprego português
- 20% do comércio exterior português por mar
- Maior infraestrutura portuária no norte de Portugal