A igus apresentou durante a Logimat 2016 o sistema de micro flizz MF10, uma solução para economizar espaço que pode ser utilizada em armazéns automáticos verticais e que permite transferir dados em movimento a 10 Gbit/s.
Numa nota enviada às redações, a empresa refere que “este sistema é composto por uma calha articulada em plástico, cabos elétricos flexíveis chainflex para movimento com raios de curvatura muito pequenos, bem como uma guia em alumínio.”
Para além disso, segundo a igus, “para se poder alimentar em movimento máquinas simultaneamente com cabos elétricos, de dados e de fibra ótica na horizontal, até 100 metros de curso, o sistema micro flizz da igus é uma excelente alternativa.”
O sistema possui umas ‘asas’ que recolhem automaticamente quando a calha dobra na sua curva juntamente com molas de plástico nas travessas dos elos da calha articulada. O objetivo é “assegurar um deslocamento suave e silencioso, uma vez que a parte superior da calha não pousa na parte inferior. Desta forma, é consideravelmente reduzido o atrito, o desgaste, o consumo de energia e a produção de ruído.”