Descarbonização

Último mês foi o março mais quente já registado na Terra

Último mês foi o março mais quente já registado na Terra iStock

O mês passado foi o março mais quente já registado e o décimo mês consecutivo a bater recordes globais de temperatura, de acordo com o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), entidade de monitorização do clima do programa espacial europeu.

Março registou uma média de 14,14º Celsius (C), ou seja 0,73ºC mais alto que a média para o período de referência de 1991 a 2020 e 0,10°C acima do recorde anterior estabelecido em março de 2016.

Em comparação com o período de 1850 a 1900, o período de referência pré-industrial, o mês de março foi 1,68ºC mais quente, segundo o Copernicus.

A temperatura média global da superfície do mar para março situou-se nos 21,07°C, o maior valor mensal já registado, marginalmente acima dos 21,06°C registados em fevereiro deste ano.

De acordo com Samantha Burgess, vice-directora do Serviço de Alterações Climáticas (C3S) do Copérnico, “março de 2024 continua a sequência de recordes climáticos tanto em termos de temperatura do ar como de temperatura da superfície do oceano, sendo o décimo mês consecutivo de recordes. A temperatura média global é a mais alta já registada, com os últimos 12 meses estando 1,58°C acima dos níveis pré-industriais. Parar o aquecimento global requer reduções rápidas nas emissões de gases de efeito estufa”.

Já relativamente à Europa, a temperatura média em março foi 2,12°C acima da média de 1991-2020 para março, tornando-se o segundo mês de março mais quente já registado para o continente, apenas 0,02°C mais frio do que março de 2014.

De acordo com os dados do Copernicus, março de 2024 foi mais chuvoso do que a média na maior parte da Europa Ocidental, com tempestades a causarem fortes chuvas sobre a Península Ibérica e o sul de França.

2023 foi o segundo ano mais quente dos últimos 93 em Portugal

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever