A Vygon, empresa que concebe, fabrica e comercializa dispositivos médicos de utilização única, instalou, em parceria com a Helexia, um carport solar que integra 10 carregadores para veículos elétricos.
Além disso, a fábrica em Portugal apostou em energia solar, possuindo já uma potência instalada de 354 kWp, capaz de produzir anualmente 500 MWh de energia limpa e evitar a emissão de 235 ton de Co2, por ano. A energia limpa produzida tanto alimenta a fábrica como a sua frota empresarial.
Portugal é a primeira aposta do grupo em energia solar e serviu como projeto-piloto que pode ser replicado noutras geografias onde o grupo está presente. Com o autoconsumo solar, foi possível diminuir em 30% os seus custos com energia.
Esta solução integrada entre a produção de energia limpa para a fábrica e em paralelo a sua utilização para a mobilidade elétrica, foi pensada para acompanhar a transição progressiva da frota para veículos elétricos.
“Com o projeto desenvolvido, a Vygon tinha o objetivo de reduzir os custos de energia em 30%, algo que já alcançou e estamos muito orgulhosos uma vez que encabeçamos um projeto que agora se estendeu a mais filiais do grupo”, afirma Nuno Barbosa, CEO da Vygon Portugal.
Por sua vez, João Guerra, diretor de marketing e comunicação da Helexia Portugal, explica que “as empresas estão a tomar consciência da importância de descarbonizar a sua atividade e isso faz-se com a integração de várias soluções. Este projeto com a Vygon é um claro exemplo de como é possível integrar produção de energia limpa e mobilidade sustentável”.