Descarbonização

Electrão distingue 4 projetos que fazem a diferença em prol do ambiente

Electrão distingue 4 projetos que fazem a diferença em prol do ambiente Direitos Reservados

A 3.ª edição do “Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão” distinguiu quatro projetos originais que têm em comum preocupações ambientais e sociais.

Este ano, além de uma nova “Big Changer” ou “agente de mudança”, a iniciativa premiou também o trabalho desenvolvido por uma start-up, uma associação e uma empresa.

Nativawaky – Florestas para todos
A nova “Big Changer” é Sónia Pina, bióloga de formação, que criou o projeto “Nativawaky – Florestas para todos”, que promove a plantação de miniflorestas com espécies nativas com o objetivo de impulsionar a reflorestação sustentável e a biodiversidade.

O projeto segue o método do botânico japonês Miyawaki que, além de ser facilmente aplicável, garante inúmeros benefícios, uma vez que crescem até 10 vezes mais rápido, são 30 vezes mais densas e contêm 100 vezes mais biodiversidade. Além disso, são livres de químicos e de manutenção após os primeiros três anos. O prémio para esta iniciativa tem um valor de 2.500 euros

Kitchen Dates
Outra das iniciativas premiadas é o “Kitchen Dates”, um projeto de literacia alimentar que é o vencedor na categoria Startup. Os cofundadores, Maria Antunes e Rui Catalão, estão focados na luta contra o desperdício alimentar e querem ajudar pessoas e organizações a adotar práticas mais sustentáveis.

Deste modo, o projeto pretende alertar para a emergência climática, promovendo a mudança para uma alimentação de base vegetal e sem desperdícios. Com presença regular em ações de sensibilização nas escolas, já envolveu mais de 3.500 participantes nas suas atividades e sentou à mesa mais de quatro mil pessoas. O prémio para a Startup vencedora tem um valor de 7.500 euros.

Monstro Lixo
O projeto de sensibilização ambiental “Monstro Lixo”, dinamizado pela Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, junto dos alunos da Escola Profissional da cidade, é o vencedor na categoria Associação/ Organização Não Governamental (ONG).

O projeto transforma os resíduos recolhidos pela comunidade escolar em peças de arte gigantes, jogos ou outras atividades lúdicas em contexto de aula. O resultado é apresentado ao público sob a forma de exposições, atividades lúdicas, workshops ou palestras.

A iniciativa pretende atrair a atenção e despertar a curiosidade, tornando a mensagem ambiental mais acessível e memorável ao criar monstros artísticos a partir de materiais reciclados. O prémio para este projeto tem associado um valor de 5.000 euros.

Viagem Pelo Clima
A Get2C é a premiada na categoria “Empresas” pelo projeto de sensibilização e educação “Viagem Pelo Clima”. Trata-se de uma competição desenvolvida no âmbito do Cooler World – um movimento criado com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável.

A iniciativa pretende criar o maior impacto positivo possível na comunidade, mobilizar para a urgente transição climática, contribuir para a mobilização dos municípios portugueses no caminho da descarbonização e demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto que as escolhas diárias têm no planeta, desde o transporte à alimentação, passando pelo consumo de água.

Conheça aqui os projetos vencedores:

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever