Reciclagem

Consumidores entregaram mais de 500 mil embalagens de bebidas entre janeiro e fevereiro

Bebidas_+_circulares

Mais de 500 mil embalagens de bebidas, entre garrafas de plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, foram recolhidas pelos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, nos dois primeiros meses da segunda fase dos projetos.

Segundo comunicado, já foram mais de cinco mil os utilizadores que fizeram o registo online para aceder às plataformas nas quais os pontos acumulados podem ser trocados por prémios que apelam a comportamento sustentáveis.

Nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, no âmbito do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, foram entregues, até final de fevereiro, 186 285 embalagens para serem recicladas e darem origem a novas garrafas. Em janeiro foram devolvidas 62 810 embalagens e em fevereiro a devolução chegou às 123 475 garrafas de plástico PET. Relativamente à plataforma online de pontos, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro foram registados 2 964 novos utilizadores.

Já a iniciativa “Bebidas+Circulares” recolheu 152 235 embalagens em janeiro e 163 422 em fevereiro, contabilizando um total de 315 657 embalagens de bebidas entregues nas dez máquinas de recolha automática localizadas no concelho de Lisboa. Na respetiva plataforma online de pontos registaram-se 2 150 novos utilizadores.

Esta segunda fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas vai decorrer até 30 de junho de 2022.