A DHL e a Smart firmaram uma parceria que vai permitir que os donos de carros Smart possam passar a usar os seus veículos como endereços móveis para receber encomendas. O teste de mercado realizar-se-á na cidade alemã de Estugarda já neste outono, seguindo-se Bona, Berlim e Colónia.
“Os proprietários de carros Smart que quiserem participar no arranque do projeto, a partir de setembro, poderão obter mais informações e apresentar os seus pedidos através do site www.smart.com/drop. A instalação dos dispositivos necessários para participar no arranque será realizada em distribuidores locais, com custos assumidos pela Smart”, explica a DHL em comunicado.
A solução da DHL e da Smart baseia-se numa funcionalidade de smartphone em que o condutor do Smart e o estafeta da DHL utilizam aplicações móveis desenhadas especialmente para o efeito. O proprietário do veículo Smart usa a aplicação para gerar um número de autorização de transação, que é inserido na caixa “c/o” após introduzir o endereço de entrega da compra na loja online.
Para efetivar a entrega, a viatura apenas tem de estar estacionada nas imediações do endereço residencial do proprietário. Posteriormente, o estafeta DHL é informado sobre o local da entrega definido através de uma app.