O sistema elétrico nacional estabeleceu novos recordes históricos no passado domingo, dia 24 de novembro, com a produção de energia eólica a atingir 110,4 GWh e a bombagem hidroelétrica a alcançar 41,7 GWh, avançou a REN – Redes Energéticas Nacionais.
No que diz respeito à produção de energia eólica, devido ao vento forte e constante que se fez sentir durante todo o dia, o total de 110,4 GWh superou o recorde anterior de 108,0 GWh, registado a 17 de outubro de 2023.
Desta forma, a energia eólica produzida no passado domingo representou 86% do consumo nacional. Segundo a REN, este ano, a produção acumulada desta energia renovável representa 27% do consumo nacional, enquanto a energia solar contribuiu com cerca de 10%.
Além disso, a elevada disponibilidade de fontes de energia renovável tanto em Portugal como em Espanha levou ainda “à maior utilização de sempre” da bombagem hidroelétrica em Portugal no mesmo dia, com um total de 41,7 GWh. A comunicação refere ainda que este valor é 24% superior ao recorde anterior de 33,7 GWh, registado a 1 de maio de 2024.
“O novo recorde de bombagem hidroelétrica demonstra a capacidade do sistema elétrico nacional de se adaptar à maior disponibilidade de energia renovável na Península Ibérica”, lê-se na nota de imprensa.