Transportes

Transportes públicos: simplificar os pagamentos e apostar na sustentabilidade

Transportes públicos: simplificar os pagamentos e apostar na sustentabilidade

A transformação digital manifesta-se em todas as áreas da nossa vida, e os pagamentos não são exceção: nos últimos anos, os sistemas de pagamento tradicionais têm dado lugar a alternativas mais simples e cómodas. O contactless é cada vez mais utilizado em diferentes setores, e também na mobilidade urbana. Uma opção mais simples e sustentável.

Na Finaro dedicámo-nos a encontrar respostas para os desafios que ainda se fazem sentir nas redes de transporte portuguesas. Com as nossas soluções tecnológicas inovadoras, simplificamos os pagamentos e permitimos uma maior comodidade para operadores e passageiros. Queremos unificar todos os processos inerentes ao pagamento numa solução de ponta a ponta que desmaterializa por completo a emissão de bilhetes.

Viagens mais simples e cómodas

Os sistemas de pagamento que temos hoje ainda se baseiam em grande medida na utilização de bilhetes e cartões recarregáveis, levando frequentemente a filas de espera nos pontos de pagamento – e, em consequência, à insatisfação dos passageiros; além de gerar custos desnecessários e ineficiência para os operadores de transportes.
Com isto em mente, desenvolvemos uma solução inovadora que permite validar as viagens aproximando um cartão bancário contactless do validador, eliminando a necessidade de comprar/carregar títulos de transporte. O sistema recolhe a informação das utilizações que o passageiro faz, liquidando o montante final numa única transação no final de cada dia.
Esta informação é registada num backoffice que considera o local da validação, entre outros indicadores, de forma a definir o preço a pagar e monitorizar as “listas negras”, assegurando a privacidade dos utilizadores e a segurança do ecossistema.
Assim conseguimos agregar num único sistema múltiplas opções de mobilidade (autocarros, comboios e até bicicletas ou trotinetas elétricas). Também melhora consideravelmente a experiência do cliente em termos de conforto, rapidez e flexibilidade no acesso aos transportes, além de ser uma alternativa mais sustentável – com menos cartões, menos plástico e papel e uma menor pegada de carbono.
No que toca à redução dos custos, as vantagens para os operadores estão à vista. Em Londres, por exemplo, onde este tipo de soluções já foi implementado, o custo de processamento de uma transação contactless para o operador local é cerca de 80% inferior ao de uma transação em dinheiro.

Transportes públicos: simplificar os pagamentos e apostar na sustentabilidade

Revolucionar o mercado português

A Finaro quer liderar a mudança nos sistemas de pagamento dos transportes em toda a Europa. Em setembro passado apresentámos um projeto com a operadora Fertagus que permite a validação de viagens com cartões contactless na sua rede de transportes, e cujo piloto está a decorrer com sucesso. Foi possível implementar o projeto em apenas quatro meses, tempo recorde na indústria.
Pioneira na região de Lisboa, esta inovação permite aos clientes da Fertagus viajar de forma simples, cómoda e intuitiva – sem filas e sem complicações.
Em suma, as soluções contactless são a resposta para as necessidades dos operadores de transporte e passageiros, mas também das cidades modernas, ajudando a simplificar todo processo de pagamentos no setor da mobilidade. A nossa solução elimina inconvenientes e assegura maior segurança, agilidade e conforto. Uma vitória para todos!

Transportes públicos: simplificar os pagamentos e apostar na sustentabilidade

A Finaro

A Finaro é um banco totalmente licenciado e especialista em soluções globais de pagamento que impulsiona o comércio internacional através de pagamentos brilhantemente simples. A sua equipa e recursos tecnológicos excecionais, bem como a inovação de produto e uma abordagem centrada no cliente, permitem-lhe simplificar a complexidade e criar soluções multidimensionais que geram crescimento e proporcionam tranquilidade aos clientes. Para saber mais, visite www.finaro.com.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever