Mobilidade

Portugal é o 10º país europeu mais bem preparado para os veículos elétricos

Portugal é o 10º país europeu mais bem preparado para os veículos elétricos

Entre os 22 países europeus que integram o ranking de mais bem preparados para a revolução dos veículos elétricos (VE), Portugal ficou em 10º lugar (mantendo o lugar do ano passado). Nos primeiros lugares do LeasePlan EV Readiness Index 2021 estão a Noruega, os Países Baixos, e o Reino Unido (por esta ordem).

O índice concluiu que, apesar de a Europa estar “mais preparada do que nunca”, as infraestruturas de carregamento “continuam a ser um grande bloqueio rodoviário”. A taxa de instalação de pontos de carregamento diminuiu em 2020.

Principais conclusões:
  • Quase todos os países melhoram a sua pontuação, em relação ao ano passado
  • A Roménia, a Eslováquia e a República Checa são os países com a classificação mais baixa e a taxa de melhoria mais lenta
  • Em 11 países, os VE já são mais baratos do que os seus homólogos motores de combustão interna (ICE) numa base do Total Cost of Ownership (TCO)
  • Os condutores de VE pagam, em média, apenas 63% do imposto que os condutores de ICE pagam
  • A taxa de melhoria das infraestruturas diminuiu em relação ao ano passado (taxa de aumento de 43% em 2020 em comparação com o aumento de 73% em 2019

Portugal é o 10º país europeu mais bem preparado para os veículos elétricos

O LeasePlan EV Readiness Index 2021 é uma análise do grau de preparação de 22 países europeus para a revolução dos veículos elétricos. O Índice é baseado em três fatores: registos VE, a maturidade da infraestrutura de carregamento de VE e incentivos governamentais em cada país.

Portugal ocupa a 10ª posição entre os 22 países analisados, com um total de 12.148 VE registados em 2020 (1,18% por 1.000 habitantes, e uma quota de mercado de VE de 12,35% – o que representa um aumento de 7,5% face ao ano anterior).