Mais de 97 mil portugueses na aplicação digital da Sociedade Ponto já testaram os seus conhecimentos sobre a correta separação de resíduos de embalagens. Uma aposta na digitalização e gamificação com impacto no ambiente.
A sensibilização para a adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do planeta, como a importância da criação de hábitos regulares de separação de resíduos, é um trabalho contínuo. Mais ainda, num mundo em constante evolução e transformação.
A Sociedade Ponto Verde conhece bem este desafio. São já quase três décadas a informar, esclarecer e motivar os portugueses a reciclar embalagens. Os resultados estão à vista: cerca 70% dos lares nacionais participam ativamente na reciclagem destes resíduos urbanos (estudo Práticas e Representações sobre Resíduos e Reciclagem). Mas, em 27 anos o país e mundo mudaram muito, os consumidores também e a reciclagem de embalagens continua a ser uma missão. Novas questões emergem. Como continuar a desempenhar um papel de relevo em prol da literacia ambiental? Como chegar ao coração das gerações mais novas?
A inovação tecnológica tem sido um caminho amplamente defendido pela Sociedade Ponto Verde, um pilar estratégico fundamental na sua atuação. As novas tecnologias e a digitalização trazem benefícios e apresentam-se como ferramentas poderosas na aproximação aos cidadãos. Assim nasce a Acerta & Recicla: a aplicação digital da Sociedade Ponto Verde que alia uma experiência de gamificação à sensibilização para a reciclagem de embalagens. Para além disso, é disponibilizado conteúdo informativo, como dicas, artigos, clarificação de mitos e vídeos, permitindo a aquisição de conhecimento sobre o tema.
“A inovação tecnológica tem sido um caminho amplamente defendido pela Sociedade Ponto Verde, um pilar estratégico fundamental na sua atuação. As novas tecnologias e a digitalização trazem benefícios e apresentam-se como ferramentas poderosas na aproximação aos cidadãos.”
É simples. Os utilizadores são incentivados a participar em mecânicas interativas, onde testam os seus conhecimentos sobre reciclagem de embalagens em quizzes, sondagens, perguntas do dia e happy hours. Mediante as respostas corretas dadas acumulam pontos, e estes pontos, por sua vez, dão acesso a prémios.
Só em 2023, ano de lançamento da app, mais de 74.000 utilizadores únicos registados, jogaram e aprenderam sobre reciclagem de embalagens com a Acerta&Recicla, através da dinamização de três campanhas que no total representaram a oferta de mais de 80.000€ em cartões para utilização em algumas das principais insígnias retalhistas.
A mais recente campanha da aplicação da Sociedade Ponto Verde tem sido dedicada à edição deste ano do Rock in Rio Lisboa. Numa fase inicial, a participação nos jogos da app, e consequente acumulação de pontos, premiou os utilizadores com bilhetes para o festival de música que tem na sustentabilidade uma bandeira. No total foram oferecidos 60 bilhetes para entrar e viver a experiência da Cidade do Rock, aos quais se juntaram ainda a oferta de 100 vales de supermercado que perfizeram um total de 30 mil euros.
A campanha segue agora para o recinto do festival, onde a Sociedade Ponto Verde tem um stand e proporciona uma experiência diferenciadora na qual os festivaleiros podem participar e habilitar-se a ir até ao Rock in Rio Brasil. De referir também que a Sociedade Ponto Verde disponibiliza estruturas de ecopontos para a correta separação de resíduos e tem no local mochileiros com ecopontos móveis para maior conveniência na deposição de embalagens dos festivaleiros. Uma combinação de estratégias entre o mundo físico e o digital que permitem chegar ao contacto direto com os consumidores/cidadãos, proximidade desejável para a promoção de mais e melhores práticas de reciclagem de embalagens em contexto festivo.
A Acerta&Recicla está agora nos mais de 97 mil utilizadores únicos que a jogaram até à data. 97 mil pessoas que aprendem enquanto jogam e que veem o seu empenho em aprender sobre o tema recompensado. Números que comprovam que a inovação, a tecnologia e a gamificação podem muito bem ser estratégias acertadas para mais e melhor reciclagem de embalagens.