Energias Renováveis

Politécnico de Portalegre participa em projeto para centros vocacionais sobre hidrogénio

Politécnico de Portalegre participa em projeto para centros vocacionais sobre hidrogénio

O projeto H2Excellence, que conta com o Politécnico de Portalegre como parceiro, foi aprovado pela Comissão Europeia. O projeto quer estabelecer uma plataforma de centros de excelência vocacional na área das tecnologias de células de combustível e hidrogénio verde.

Segundo explicado em comunicado, um dos objetivos é desenvolver um programa colaborativo de educação, formação e desenvolvimento para ultrapassar as lacunas atualmente existentes no setor.

Pretende-se que sejam criados diferentes clusters locais em países com forte potencial na indústria, com extensão prevista para toda a Europa e foco em diferentes aspetos da cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção até às aplicações. Esses clusters seriam pontos de referência de classe mundial tanto para formação inicial de jovens engenheiros, como para iniciativas de upskilling and reskilling.

O projeto conta com um montante previsto de 4,995 milhões de euros, dos quais 3,996 milhões de euros serão financiados por fundos europeus. A participação do Politécnico de Portalegre representa cerca de 227 mil euros, correspondentes a um financiamento de cerca de 181 mil euros.

O consórcio do projeto, formado por um total de 24 parceiros de dez países diferentes, conta ainda com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto de Soldadura e Qualidade e a Associação Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia como parceiros portugueses.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever