A cidade de Nairobi, no Quénia, vai ser o palco, na próxima semana, da discussão sobre um tratado global para combater a poluição causada pelos plásticos. A sessão vai juntar negociadores de 193 países com o objetivo de criar uma comissão de negociações que vai tentar, nos próximos dois anos, criar o documento, noticia a revista Science.
Uma proposta já divulgada, que teve como modelo o tratado da ONU sobre o clima, permitiria que as nações adotassem planos de ação, estabelecessem metas vinculativas de redução de resíduos e estabelecessem sistemas de monitorização e um novo órgão consultivo científico global.
O novo tratado poderia ajudar a promover ou estabelecer um standard nos métodos de medição e contabilização. Uma dessas abordagens, denominada contabilidade económica ambiental, já está a ser utilizada em alguns países para rastrear várias matérias-primas. E um método conhecido como análise de equilíbrio em massa, que acompanha a quantidade de material que entra e sai dos processos de produção e mantém a promessa de quantificar a quantidade de plástico reciclado usado em novos produtos.